select CS_NOTICIA, TITULO, RESUMO, CORPO, FONTE, convert(varchar, DATA_NOTICIA, 103), IMAGEM from CS_NOTICIA where cs_noticia = '5' Noticia

Porto de Imbituba recebe Troféu Onda pela conquista do Prêmio Expressão de Ecologia - 01/01/2000

Na tarde de hoje (26/08), o presidente do Porto de Imbituba, Rogério Pupo, e o Gerente de Meio Ambiente, Robson Busnardo, receberam o Troféu Onda Verde pela conquista do Prêmio Expressão de Ecologia. Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da Região Sul do Brasil, o Prêmio Expressão de Ecologia conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos três órgãos ambientais dos Estados do Sul - SEMA/IAP (PR), FATMA (SC) e FEPAM (RS). O Projeto de Monitoramento da Baleia Franca venceu na categoria Conservação da Vida Silvestre.
 
O programa, desenvolvido em conjunto com o Projeto Baleia Franca, tem por objetivo a preservação do habitat natural da Baleia Franca, animal que utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar os filhotes. O programa é desenvolvido de julho a novembro, período em que o litoral de Imbituba (SC), município preferido da espécie, recebe dezenas de baleias. O monitoramento é realizado de duas formas, através de pontos fixos e monitoramento aéreo. São três pontos fixos e três sobrevoos que abrangem toda a área da APA da Baleia Franca, de o sul de Florianópolis até o Balneário Rincão.
 
As observações visam não só avaliar e minimizar o risco de colisão e ruídos sonoros com embarcações, mas ampliar o conhecimento sobre as baleias nessa região para preservação da espécie. Apesar de figurar na lista dos animais que correm risco de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente, a população de baleias tem registrado um aumento de cerca 12% ao ano, fruto de programas de pesquisa, preservação e monitoramento contínuo da espécie. Devido à alta frequência de baleias na região, o projeto mostra como é possível dar continuidade à operação e expansão portuária de forma responsável e sustentável.
 
O projeto segue sendo executado e, em 2016, já realizou o primeiro sobrevoo que registrou 45 baleias avistadas.


Todas as Notícias